EDIÇÃO 1
OUT / 2016

ACTIVA®

Como melhorar a textura e a fatiabilidade de produtos cárneos.

Uma das formas de se diferenciar da concorrência e garantir a satisfação e a fidelização dos clientes no mercado de cárneos é manter a qualidade e a aparência dos produtos oferecidos.

As fatias de frios que vão para a mesa do consumidor precisam causar boa impressão em relação a textura e fatiabilidade, pois o mercado de embutidos é exigente e expressivo, e a qualidade dos produtos é um dos fatores determinantes para a compra.

Visando atender esse mercado, a Ajinomoto Food Ingredients desenvolveu a ACTIVA®, uma preparação enzimática à base de transglutaminase que atua sobre as proteínas da carne e possibilita otimizar processos e oferecer alimentos mais saudáveis e com mais qualidade.

Benefícios do uso de ACTIVA®  em embutidos e emulsionados.

Melhora textura e reduz a sinérese em formulações com redução de sódio.

Melhora a textura, elasticidade e aparência dos produtos, além de reduzir a sinérese.

Aumento de rendimento e redução de perdas durante o fatiamento.

Aumento de produtividade - possibilita a redução de tempo de mistura/tumbleamento da massa e redução da geração de produtos com defeitos (reprocesso).

Redução de custo das formulações mantendo a qualidade do produto.

Fatiamento

A aplicação da ACTIVA® reduz sensivelmente
as perdas durante o fatiamento.

As ligações cruzadas catalisadas pela transglutaminase fortalecem a rede proteica dos alimentos, resultando em produtos com mais firmeza e elasticidade. Assim, é possível diminuir a quantidade de fatias com defeitos, aumentando a produtividade e reduzindo o desperdício durante o processo produtivo.

Amostra com ACTIVA®
67%
de redução em perdas no fatiamento. 

Textura

O resultado da análise TPA (textura) evidencia que a amostra com ACTIVA® apresentou mais firmeza do que a amostra padrão.

Amostra com ACTIVA®
130%
mais firme.

Elasticidade

Em relação à elasticidade, o resultado da análise TPA evidencia que a amostra com ACTIVA® apresentou mais elasticidade do que a amostra padrão.

Amostra com ACTIVA®
44%
mais eslasticidade.

Os resultados apresentados podem variar de acordo com as condições de produção. Os testes informados neste material são indicativos e válidos nas condições utilizadas na planta-piloto da AJINOMOTO® DO BRASIL.

Solicite uma amostra e confira os benefícios da ACTIVA®.

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS
«
Atendimento ao cliente Ajinomoto Food Ingredients
55 11 5080-6801
fid@br.ajinomoto.com
pt.ajinomotofi.com.br