EDIÇÃO 3
JAN / 2017

Mais sabor com menos sódio

Trabalhamos para oferecer opções mais saudáveis e saborosas.

A cada ano os consumidores estão mais informados e interessados na qualidade e nos benefícios nutricionais dos alimentos que ingerem, porém, o sabor ainda tem sido o fator motivador para o consumo.

A crescente tendência de alimentos saudáveis tem aumentado a demanda por produtos com menos sódio, indicando a necessidade de investir em soluções que possibilitem que os consumidores atinjam suas necessidades nutricionais, sem comprometer o sabor dos alimentos.

Sendo assim, a Ajinomoto Food Ingredients tem trabalhado lado a lado com as indústrias alimentícias para o desenvolvimento de produtos com o perfil sensorial mais completo, resultando em opções mais saudáveis e saborosas.

Sendo a redução de sódio um desafio complexo, a solução requer a combinação de diferentes tecnologias, a fim de otimizar o perfil sensorial dos alimentos.

Um dos produtos mais reconhecidos e utilizados no processo de redução de sódio dos alimentos industrializados é o AJI-NO-MOTO®, que possui apenas 30% do teor de sódio do sal de cozinha e proporciona o UMAMI (conhecido como o 5º gosto básico), que torna os alimentos muito mais saborosos.

Já o AJINOMOTO MAG confere UMAMI sem o aporte de sódio, ou seja, é utilizado para formulações com restrição extrema ao sódio.

Outra linha de produtos muito utilizada em conjunto com o AJI-NO-MOTO® é o AJITIDE® (nas versões IMP e I+G), que atua potencializando o gosto UMAMI e melhorando ainda mais o sabor dos alimentos. Estes produtos possuem forte sinergia com glutamato e possibilitam reduzir o custo das formulações, além de auxiliar na redução de sódio.


Confira o conteúdo de sódio por substância UMAMI (g/100g) e os benefícios de sua utilização.

Benefícios:

• Aumentam a aceitação sensorial.

• Reduzem sabores residuais indesejados.

• Melhoram o sabor com baixo aporte de sódio.

MELHORE A PERCEPÇÃO SENSORIAL DA SOPA COM A SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO SAL POR AJI-NO-MOTO®

Abaixo podemos observar os resultados de um estudo sensorial com amostras de sopa contendo diferentes concentrações de sal. A linha pontilhada indica o limite de aceitação sensorial a partir do qual a sopa satisfez ao paladar dos provadores.

Nas amostras sem glutamato monossódico (MSG), região verde do gráfico, a aceitação ocorre apenas a partir de 0,75% de sal. Entretanto, adicionando apenas 0,38% de MSG (região vermelha), a sopa mostra aceitação a partir de 0,40% de cloreto de sódio (praticamente metade do teor inicial).

Ao adicionar MSG à sopa com a concentração de sal padrão, a aceitação sensorial do produto foi superior aos casos anteriores.

CONFIRA COMO REDUZIR SÓDIO NA BATATA CHIPS COM O USO DE AJI-NO-MOTO® + AJITIDE® IMP

REDUÇÃO
DE SÓDIO EM 25%

Com adição de
AJI-NO-MOTO® e AJITIDE®.

No caso de salsichas, linguiças e mortadelas, entre outros produtos cárneos, a redução de sódio é ainda mais prejudicial para a qualidade, pois resulta em problemas de retenção de água, perda de fatiabilidade e textura característica. Para estes casos, indicamos ACTIVA®, preparação enzimática à base de transglutaminase que atua diretamente sobre estes parâmetros, conferindo aos produtos mais elasticidade, firmeza e suculência.

As formulações, recomendações e/ou sugestões foram testadas no Centro de Desenvolvimento e Aplicação da Ajinomoto.

Recomendamos testá-las em escala laboratorial antes do uso comercial.

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS
«
Atendimento ao cliente Ajinomoto Food Ingredients
55 11 5080-6801
fid@br.ajinomoto.com
pt.ajinomotofi.com.br