No dia 02 de maio de 2019 foi publicada a resolução nº 281, de 29/04/19 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que autoriza no Brasil o uso do aditivo da linha ADVANTAME como adoçante em algumas categorias de alimentos, incluindo suplementos alimentares.
Exemplos de aplicações para os quais a linha de edulcorantes da Ajinomoto foi aprovada incluem os produtos panificados, bebidas não alcoólicas (incluindo refrigerantes), goma de mascar, doces e coberturas, sobremesas congeladas, gelatinas e pudins, doces e geleias, frutas processadas e sucos de frutas, coberturas e xaropes.
Aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration), JECFA (FAO/WHO Expert Committee on Food Additives) e pela ANVISA no Brasil como aditivo alimentar para uso como adoçante e realçador de sabor em alimentos (exceto carnes e aves), a linha de produtos ADVANTAME conseguiu o que muitos adoçantes ainda estão tentando nos Estados Unidos, que é a comprovação científica de que seu uso é seguro para a saúde.
Representante da nova geração de adoçantes, a linha de produtos ADVANTAME é 20 mil vezes mais doce que o açúcar comum. Ao contrário do açúcar, mel ou melaço, os edulcorantes de alta intensidade adicionam pouca ou nenhuma caloria aos alimentos, além de geralmente não elevarem os níveis de açúcar no sangue.
Com esta aprovação será possível desenvolver produtos mais saudáveis sem abrir mão do sabor.