EDIÇÃO 8
MARÇO/2021
KOKUMIX M

Sustentabilidade

Ações sustentáveis em prol do meio ambiente

A Ajinomoto do Brasil tem compromisso com o meio ambiente e busca a sustentabilidade em todas as suas áreas de atuação com um objetivo em comum: reduzir ao máximo os impactos dos seus processos ao meio ambiente.

Em 2016, em nossa matriz no Japão, foram estabelecidos os objetivos globais de redução de emissões de gases e geração de impactos ambientais, envolvendo nossas plantas produtivas em todos os continentes.

As Metas Ambientais do Grupo Ajinomoto, a longo prazo, integram nosso compromisso de criação de valor compartilhado ASV (Ajinomoto Shared Value) e determinam parâmetros e critérios que, em muitos casos, superam legislações locais.

Conheça alguns de nossos resultados na redução dos impactos ambientais:

Emissão de CO2
Meta superada principalmente pela instalação de Caldeiras de Biomassa (equipamentos utilizados para complementar a geração de energia), nas plantas de Laranjal Paulista e Limeira, que suprem em mais de 80% as demandas dos processos, com um custo menor que o dos combustíveis fósseis e reduzem em praticamente zero a emissão de CO2, um dos componentes dos gases de efeito estufa. Já a planta de Valparaíso utiliza o vapor de biomassa desde sua inauguração.
Meta de
redução
Resultado*
Média da
indústria
nacional
Consumo de água
Este indicador considera o consumo de água geral da empresa. A redução ocorreu devido a melhorias na operação e inovações tecnológicas que permitiram aumento de produtividade de forma geral na organização.

Clique aqui, confira o site e veja dados de consumo e preservação de água da Ajinomoto no mundo.
Meta de
redução
Resultado*
Média da
indústria
nacional
Reciclagem
Gradualmente a empresa busca aumentar esse índice. Ações inovadoras e de conscientização foram importantes para que o desafio fosse atingido.
Meta de
redução
Resultado*
Geração de água residual do processo
Meta atingida através do reuso de água em várias etapas dos processos produtivos.

Além disso, tanto nas plantas industriais onde há captação de água de rio, quanto naquelas onde há captação de água do lençol freático, descartamos a água utilizada em níveis de pureza e qualidade melhores do que obtidos na captação.
Meta de
redução
Resultado*
Média da
indústria
nacional
Coproduto
Meta atingida. 100% dos subprodutos são transformados em fertilizantes, o que diminui os impactos ao meio ambiente e adiciona valor ao processo da Ajinomoto do Brasil. Além disso, o uso de fertilizantes com aminoácidos em sua composição melhora a qualidade dos produtos agrícolas, com frutos mais doces e com melhor aspecto, facilitando a comercialização e gerando mais renda ao produtor, reforçando o conceito de valor compartilhado adotado pela Ajinomoto.
Meta do
subproduto
Resultado*
Clique aqui e acesse o Relatório Global de Sustentabilidade Ajinomoto 2019.

* Ano fiscal 2019: abril de 2019 a março de 2020.
** 2005: ano base, referência ao acordo firmado pela ONU para que os países contribuam com as metas de redução das suas emissões de gases e de seus impactos ambientais.

Leia outras notícias

Plant Based

Soluções da Ajinomoto Food Ingredients
para produtos Plant Based

LEIA MAIS

Edições anteriores

Instituto Ajinomoto, KOKUMIX M, novo site divisão Food Ingredients, Advantame, emulsionados e mais...

LEIA MAIS
Atendimento ao cliente Ajinomoto Food Ingredients
55 11 5080-6801
fid@br.ajinomoto.com
pt.ajinomotofi.com.br